quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Reciclagem


Adoro giz de cera, e nada melhor do que reaproveitar aqueles pedacinhos que as crianças não aceitam mais usar… e quem tem criança em casa sempre tem muitos, mas muitos pedacinhos mesmo.
 Reciclar Giz de Cera.
Como fazer ?
Você vai precisar de:
- pedacinhos de giz de cera;
- forminhas de metal (pode ser aquelas de empadinha, que tem um tamanho adequado ou com formas)
- forno.


Quebre o giz de cera em pedacinhos menores, selecionando as cores e retirando rótulo quando tiver. Coloque nas forminhas (aqui vale também misturar as cores se quiser, fica bem legal!)
Coloque no forno por aproximadamente 10 min em 180°C (peça para um adulto fazer, pois é muito perigoso!)
Agora é esperar esfriar, tirar da forminha e pronto!
Giz de cera novinho!

Plano Anual Jardim 1




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Escola...                                 
PLANO ANUAL

Jardim 1

2011

Professora:                       
Coordenadora:






PLANO ANUAL

JARDIM-1/2011



Referencial Teórico



     A Educação Infantil trata essencialmente do desenvolvimento do aluno como ser humano, considerando fatores intrínsecos do mesmo bem como aqueles que o circulam. Nesse processo educacional, levam-se em conta aspectos individuais como a capacidade cognitiva, afetiva, social e motora, os interesses e as necessidades.

    Embora esteja fundamentado nos aspectos individuais, o contato com outros seres humanos viabiliza a compreensão de que é necessário considerar o outro como um ser que também tem desejos e características próprias. Isto implica tornar a criança um ser social, isto é, um ser que, à medida que compreende a existência do outro, busca conciliar suas necessidades com as do outro.

    A interdisciplinaridade aplica no processo educacional infantil tem por escopo criar vínculos entre as áreas de trabalho específicas, isto é, todas as atividades envolvem mais de uma dessas áreas. As diversas linguagens são utilizadas em uma única atividade. As linguagens a que nos referimos são: oral, corporal, escrita, plástica e musical.

O processo de conhecimento dá-se principalmente através do lúdico, que é utilizado como uma forma de estimular, gerando o prazer, a curiosidade, o que remete a criança à descoberta. Enfim, enquanto a criança brinca, ela está em permanente contato e interação com fatores externos, com as outras crianças e, por conseqüência, com as relações existentes entre os diversos objetos e ela.

    O papel do educador neste processo pode ser divido em três aspectos fundamentais: mediador, orientador e propor desafios. Isto ocorre da seguinte maneira: são oferecidos à criança informações, dados e conhecimentos que servem tanto de pressupostos para incitar a sua curiosidade bem como a fazem inferir novos conhecimentos. Estas informações e desafios instigam a criança, e desta forma ela começa a indagar, investigar, duvidar, observar, criar. Sugerem-se quais informações serão propostas através de questões de sala de aula, da família e do contexto no qual as crianças estão inseridas. Há um planejamento básico que estabelece o conteúdo a ser oferecido; entretanto, este se flexibiliza de acordo com o diagnóstico e as necessidades da turma.

    Na Educação Infantil o planejamento é considerado como o primeiro passo do processo ensino-aprendizagem, pois é a possibilidade do professor revelar sua intenção educativa, demonstrar seus princípios, metas, objetivos e analisar quais as necessidades reais da vida dos alunos, suas capacidades cognoscentes e o que realmente é significativo no contexto social de seu grupo. O planejamento deve buscar o equilibro entre tradição e inovação para cada área do conhecimento, possibilitando inaugurar o que novo e prazeroso para os alunos.

    O objetivo proposto no referencial de nenhuma maneira é moldar a criança. É exatamente o contrário. A criança tem espaço para criar, descobrir, brincar, sonhar, enfim, ser criança. O que se busca é o respeito mútuo observando a cada um.



Justificativa



    Nesta faixa etária dos 3(três) anos a 4(quatro) anos, a criança já apropriou-se da independência para andar e ainda explora o espaço através da locomoção acompanhado dos movimentos de tocar, mexer, pegar com as mãos. Ao mesmo tempo em que se locomove e explora as várias possibilidades de sés gestos (simbólicos instrumentais de manipulação) já consegue adequar seus gestos e movimentos as suas intenções e demandas da realidade. Nesta fase a criança reconhece a imagem do seu corpo, suas características físicas que integram sua pessoa o que é fundamental para a construção de sua identidade. Neste nível além de atender as necessidades pessoais de afeto, sono, alimentação, higiene e de estimulação nas diversas linguagens (corporal, oral, escrita, plástica e musical), explora-se o trabalho em três áreas com maior ênfase: o conhecimento de si (identidade e autonomia), o conhecimento do meio (físico e social) e o conhecimento das relações com o meio (comunicação e representação). O principal instrumento para a apropriação deste conhecimento é o movimento.



Características da faixa etária:

-Deseja saber as razões de tudo, inclusive das ordens que recebe dos adultos; Surgem os questionamentos (porquês);

-Ciúme do relacionamento dos pais, e procura chamar a atenção deles;

-Não gosta de emprestar o que é seu e vigia propriedades quando as empresta aos outros;

-Ocorre a “destrutividade”(atirar, intimidar, quebrar, ou pisar nos objetos ou plantas do seu meio) não como expressão do ódio, mas resultado da necessidades de confirmar sua força, poder e autoconfiança;

-Está descobrindo as diferenças sexuais. É por isso que a menina, para reafirmar que é do sexo feminino, repete o comportamento da mãe, enquanto o menino imita o pai;

-Oscilação constante entre uma “total” independência e uma “total” dependência;

-Demonstra ciúme de irmãos menores ou maiores;

-Começa a estabelecer uma identidade por si própria na família. Já na é mais um bebê, é um individuo com direitos adquiridos;

-pode haver regressões quanto ao controle de fezes e urina, devido a sua concentração nas brincadeiras;

-Suas atividades aumentam, parecem incansáveis, devido ao movimento motor que se desenvolve;

-Aprende a coordenar os músculos maiores, por meio de atividades repetitivas;

- está aprendendo a conviver com outras crianças, mas ainda manifesta sentimentos de rivalidade e egoísmo;

-Mostra uma infinita curiosidade por tudo que a cerca;

-Sente prazer em correr, pular, subir e descer;

-Não está preocupada com desenhos figurativos. Está na fase da rabiscação celular. Gradativamente vão aparecendo olho, nariz e boca (no círculo). Começa nomear o que faz.

-Faz tentativas de se vestir e de se despir (roupa e calçados), necessitando da supervisão de um adulto;

-Troca os pés dos sapatos;

-Toda higiene é feita com supervisão;

-Gosta de perguntar e repete constantemente as mesmas perguntas, não só para confirmar as informações recebidas, como pelo prazer do diálogo;

-Ouve e compreende o que lhe é dito diretamente;

-gosta de inventar histórias que conta como verdadeiras, sem intenção de mentir;

-Percebe detalhes em gravuras;

-Adquire noções de dentro e fora, na frente e atrás, grande e pequeno, muito e pouco;

-Concentra-se para realizar atividades de seu interesse;

-Aparecem sentimentos de medo (barulho, gritos, dor, escuro, etc);

-Instabilidade emocional – passa com rapidez e freqüência de uma emoção à outra;

-Sentindo-se frustrada ou insatisfeita, chora ou zanga-se;

-Identifica-se com “eu”;

-Não tem noção do perigo, não percebe o risco;

-Independência – acha-se capaz de realizar atos sozinhos:







Objetivo Geral

    Viabilizar o processo de desenvolvimento integral e de aprendizagem das crianças considerando suas características etárias, capacidades físicas, cognitivas, afetivas, sociais, interesses e necessidades, através de vivências que favoreçam o conhecimento de si (identidade e autonomia), o conhecimento do meio (físico e social) e o conhecimento das relações com o meio (comunicação e representação) para favorecer a formação pessoal e social e ampliar sua compreensão e visão de mundo.



Objetivos Específicos

-Possibilitar o brincar, o jogo simbólico, o desenho e a manifestação das diversas linguagens como uma forma de estimular a curiosidade, a descobertas, a criatividade e a capacidade expressiva.

-Propiciar a observação, exploração e interação com objetos, pares e adultos para ampliar o conhecimento do mundo que a cerca e perceber-se como um ser social, agente transformador de suas relações e do meio ambiente.

-Oportunizar momentos para expressão de sentimentos, emoções, necessidades, desejos, compreensão de si mesma e dos outros para favorecer a construção da auto-estima e contribuir no desenvolvimento afetivo-emocional.

-Incentivar e valorizar atitudes favoráveis à convivência social para contribuir no desenvolvimento da auto-estima, autonomia moral, da relação interpessoal e de inserção social.

-Promover jogos, vivências e atividades lúdicas que estimulem o desenvolvimento motor para ampliar gradativamente o controle sobre seu próprio corpo e movimentos, adquirir respeito pelas suas potencialidades, limites e integridade física e para aperfeiçoar suas habilidades manuais.

-Favorecer a participação das crianças no planejamento das atividades, visando o desenvolvimento da autonomia e independência em suas ações.

-Favorecer e consolidar a autonomia das crianças no que se referem ao vestuário, hábitos de higiene e alimentação, cuidados com seus pertences e os da escola.



Conteúdos pedagógicos

    A Educação Infantil tem como proposta estimular o desenvolvimento da criança em seus aspectos: Físico, afetivo, psicológico, intelectual, social e cultural. Para viabilizar o processo ensino-aprendizagem e o desenvolvimento integral da criança de uma maneira mais enriquecedora e significativa utiliza-se como metodologia, o trabalho com projetos. Estes projetos consistem em conjuntos de atividades elaborados pelo professor e baseiam-se tanto no interesse dos alunos, como na sistemática escolar que envolve a abrangência dos conteúdos básicos baseados nos eixos de trabalho do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Estes eixos baseiam-se nos seguintes âmbitos de experiências: Formação pessoal e social, que favorece os processos de construção da identidade e autonomia das crianças; Conhecimento de mundo que favorece a construção das diferentes linguagens pelas crianças e para as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento relacionados à Música, Movimento, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e sociedade.

    Os projetos são trabalhos de forma intencional e integram os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais de forma interdisciplinar, possuem uma duração que pode variar conforme o objetivo, o desenrolar de várias etapas, o desejo e o interesse das crianças por isto comportam uma grande dose imprevisibilidade, podendo ser alterado quando necessário. Os conteúdos e projetos são gerenciados pelo professor através do planejamento quinzenal para o estabelecimento de objetivos co relação à aprendizagem, a definição de estratégias e os resultados esperados.

    A construção de um projeto acontece de forma coletiva, o que possibilita tornar o aluno responsável e sujeito pela própria aprendizagem. As condições para a busca do conhecimento e o enriquecimento de vivências são organizadas de forma reflexiva pelo professor, através do planejamento, da seleção dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, e da adaptação à realidade dos alunos. Todos os conteúdos trabalhados de forma integrada, para que sejam significativos.

    Os conteúdos conceituais dizem respeito ao conhecimento de conceitos, fatos, símbolos, idéias, imagens, representações, princípios e permite o aluno atribuir sentido a realidade. Os conteúdos procedimentais se referem ás técnicas, métodos, destrezas, habilidades; estão relacionados ao aprender a fazer e possibilita o aluno apropriar-se de ferramentas da cultura humana, necessárias parra viver. Os conteúdos atitudinais estão associados a valores, atitudes e normas; Estes quando ensinados possibilitam às crianças a lidar com os diversos desafios da vida e as completam como seres humanos.

    Os projetos de trabalhos proporcionam a ampliação gradativa das capacidades e habilidades, pois possibilitam a criança aprender a aprender, a fazer, a ser e a conviver consigo mesma e com os outros.

    Nesta relação ensino-aprendizagem privilegia-se o contexto lúdico e consideram-se as brincadeiras espontâneas, o jogo, o movimento, a dança, a música a manipulação de diversos materiais, as atividades livres e dirigidas como ferramentas para a apropriação de conhecimento. A rotina diária e organizada abrangendo as aulas complementares (Educação física, música, biblioteca) e as atividades livres e dirigidas como;

-Entrada: momento em que a criança chega e faz opção entre as diferentes atividades sugeridas (momento livre para “bate-papos”, jogos, novidades e surpresas);

-Rodinha: momento de a proximidade física e afetiva entre professor/aluno, aluno/aluno e serve para apresentação de forma concreta do conteúdo. É o momento de estímulos, atenção, observação, investigação, constatação, experimentação, comunicação oral, respeito, regras, questionamentos...

-História: momento de despertar o gosto pela leitura, enriquecer o vocabulário, estimular a atenção, a imaginação, a observação, memória e reflexão;

-Lanche: momento em experimentar diferentes sabores, ricos em propriedades nutritivas e adquirir autonomia em servir-se;

-Parque: momento onde o  professor observa o relacionamento aluno/aluno, a fim de favorecer a independência e socialização.  Cabe ao professor orientá-los.



Linguagem



Objetivos:

  • Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbios social nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas;
  • Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de textos e da vivência de diversas situações nas quais se faça necessário;
  • Escutar textos lidos, apreciados a leitura feita pelo professor
  • Interessar-se por escrever palavras e textos ainda de forma convencional;
  • Reconhecer seu nome escrito e de seus colegas, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
  • Escolher os livros para ler e apreciar;
  • Estimular a imaginação;
  • Estimular a criatividade;
  • Criar situações lúdicas de aprendizagem significativas em relação aos brinquedos, brincadeiras e músicas.
  • Estimular a expressão corporal e lateralidade.
  • Estimular a concentração e memorização.

Conteúdos Conceituais:



o   Conversas informais (combinados);

o   Visualização do nome próprio na chamada e de seus colegas;

o   Visualização da escrita no planejamento da rotina;

o   Música;

o   Cantigas de roda;

o   Conversas informais (combinados);

o   Brincadeiras cantadas;

o   Escrita do nome próprio

o   Histórias, trava língua, parlendas, dramatizações;

o   Construção de livros individuais e coletivos;

o   Discriminação Auditiva e visual;

o   Coordenação motora ampla;

o   Coordenação motora fina.



Conteúdos Procedimentais:



  • Fazer uso da linguagem oral através de frases completas para expressa opiniões e sentimentos;
  • Descrever objetos, personagens e situações;
  • Ouvir e compreender histórias com atenção;
  • Contar histórias através de gravuras;
  • Dramatizar histórias contadas;
  • Identificar a sequência lógica de uma história, apontando o começo, meio e fim;
  • Explorar diferentes matérias (rasgando, amassando, colando, pintando, etc.);
  • Manusear materiais gráficos como giz, tinta, cola, giz de cera, pincéis, etc., demonstrando firmeza em seus movimentos;
  • Demonstrar firmeza nos movimentos finos (colar e pintar dentro dos limites, amassar bem pequeno, rasgar com firmeza);
  • Apresentar células e garatujas em seus desenhos para representação da figura humana;
  • Completar desenhos e figuras tendo compreensão da parte que está faltando;
  • Reconhecer seu desenho quando solicitado;
  • Ilustrar a partir de uma história ou acontecimento vivido;
  • Participar em situações cotidianas nos quais se faz necessário o uso da leitura e escrita, (Chamada, rotina, convites, livros, etc.);
  • Apresentar vocabulário adequado a sua idade;
  • Organizar pensamento quando se expressa;
  • Participar do planejamento diário;
  • Expressar suas idéias nas atividades plásticas ou em registros na rodinha;
  • Relatar experiências vividas em sequência temporal (hoje, amanhã, ontem);
  • Receber e transmitir recados;
  • Reconhecer a grafia de seu nome e de seus amigos;
  • Participar de histórias, completando com seu pensamento;
  • Confeccionar livros coletivos e individuais para feira de literatura;
  • Favorecer e aperfeiçoar jogos simbólicos (mímicas, o que é o que é, etc.).
  • Realizar seus contratos com independência;
  • Apresentar seus contratos a professora.



Conteúdos Atitudinais:



  • Conversar, brincar, comunicar e expressar vontades e necessidades;
  • Esperar a sua vez para falar;
  • Atenção;
  • Interação e cumplicidade com o mundo da leitura e escrita, cooperação;
  • O gosto e o prazer pela leitura e escrita;



Matemática



Objetivos:



  • Desenvolver o raciocínio lógico, respeitando a etapa do desenvolvimento individual de cada criança;

  • Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
  • Comunicar ideias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problemas relativas a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e matemática;
  • Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios;
  • Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os;
  • Reproduzir sequências e seriação;
  • Reconhecer a importância da diversidade de cores;
  • Construir noção de: pequeno/grande, alto/baixo, dentro/fora, maior/menor, cheio/vazio, mais/menos, em cima/embaixo, perto/longe, em pé/deitado, aberto/fechado;
  • Explorar semelhanças e diferenças; 
  • Explorar formas.



Conteúdos Conceituais:



o   Formas geométricas;

o   Classificação, comparação e seriação;

o   Cores;

o   Espaço e forma;

o   Lateralidade;

o   Orientação temporal: antes/depois, perto/longe, etc.;

o   Coordenação motora;

o   Discriminação audiovisual;

o   Sequência e seriação;

o   Numeração; 

o   Estruturas lógicas: discriminação, comparação, identificação, cor, forma, tamanho, conjunto, quantidade.



Conteúdos Procedimentais:



  • Identificar semelhança e diferenças entre objetos, comparando cores, tamanhos, texturas, pesos, etc.;
  • Comunicar a quantidade, utilizando a linguagem oral;
  • Classificar objetos por cor, tamanho, forma ou outras características;
  • Vivenciar, identificar e representar em construções coletivas as noções topológicas (em cima, embaixo, dentro, fora, perto, longe);
  • Montar quebra cabeça, percebendo as partes que forma o todo;
  • Utilizar da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça sua necessidade;
  • Possuir noção de grandeza de antes/agora e depois;
  • Reconhecer e identificar as cores secundárias;
  • Ordenar acontecimentos vivenciados;
  • Realizar sequência;
  • Perceber posições de objetos e características dos objetos;
  • Reconhecer a formas geométricas no cotidiano;
  • Criar figuras utilizando as formas geométricas, relatando o que fez;
  • Identificar as noções matemáticas (cheio, vazio, mais, menos, etc.);
  • Encaixar e empilhar objetos;
  • Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras...;



Conteúdos Atitudinais:



  • Interesse;
  • Exploração;
  • Vivência;
  • Participação.



    Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente. Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.

A matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é, pois, desenvolver o “pensamento”.

    À medida que brinca com formas, quebra cabeças, com caixas dentro das outras, etc., as crianças adquirem uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de sequência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade.

    “Esse trabalho deve se muito concreto baseado no manuseio de materiais, isso permite que as crianças se familiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos”.





Psicomotricidade



Objetivos:



  • Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;
  • Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;
  • Controlar gradualmente o próprio corpo movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para a utilização em jogos brincadeiras, dança e demais situações;
  • Utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos;
  •  Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo;
  • Estimular a inspiração e expiração;
  • Estimular o conhecimento de vários sabores;
  • Sentir cheiros das frutas;
  • Desenvolver a visualização do ambiente escolar;
  • Incentivar o respeito de ouvir os outros.



Conteúdos conceituais:



  • Expressão corporal, agilidade, percepções;
  • Velocidade, direção, equilíbrio, orientação espacial e temporal;
  • Coordenação, atenção, flexibilidade, regras, locomoção, lateralidade.
  • Reconhecer e nomear as partes do corpo;
  • Estimular a coordenação de calçar e descalçar;



Conteúdos Procedimentos:



  • Explorar os movimentos do corpo em suas brincadeiras;
  • Explorar e organizar o espaço no papel;
  • Respeitar o limite do seu desenho enquanto pinta;
  • Envolver movimentos amplos como: correr, subir, descer, pendurar, etc., para ampliar o conhecimento e o controle sobre o corpo;
  • Explorar, expressar e reproduzir silêncio ou sons com a voz, corpo e diversos materiais;
  • Localizar a direção do som;
  • Explorar e manipular materiais como lápis, pincéis, brochas, carvão, tintas, água, areia, argila, etc., em diferentes texturas e espessuras como: jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras, etc.;
  • Possuir controle e independência dos dedos nas atividades de massinha, pintura a dedo e argila;
  • Cuidar dos materiais, trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo;
  • Utilizar recursos de deslocamento das habilidades de força, velocidade, equilíbrio, resistência, e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa;
  • Manejar a tesoura nos trabalhos com supervisão;
  • Ampliar progressivamente com destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr e saltar;
  • Demonstrar equilíbrio estático (dois pés, um pé, sobre objetos) e dinâmico (sem obstáculos, com obstáculos);
  • Brincar espontaneamente;
  • Brincadeiras tradicionais (estátua, corrida, arremesso, toca do coelho, imitar os bichos...);
  • Brincadeiras de faz de conta (jogo simbólico);
  • Brincadeiras com diversos materiais: bola, bambolê, corda, sucata, cone, etc.



Conteúdos Atitudinais:



  • Saber lidar com os limites e com as possibilidades do seu corpo;
  • Respeitar as diferenças;
  • Ter autonomia;
  • Apreciar suas conquistas corporais;
  • Confiar em seus movimentos;
  • Participação.



Ciências Naturais



Objetivos:



  • Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginado soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias;
  • Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;
  • Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para qualidade de vida humana;
  • Reconhecer a importância da higiene para a saúde;
  • Apresentar e valorizar os hábitos de higiene e saúde;
  • Perceber a importância da alimentação saudável, da mastigação e da higienização dos alimentos;
  • Observar os fenômenos climáticos: dia nublado, ensolarado, chuvoso;
  • Perceber: calor, frio, sol e chuva.



Conteúdos Conceituais



  • Higiene;
  • Natureza;
  • Alimentação;
  • Ciranda de frutas;
  • Animais.



Conteúdos Procedimentais



  • Reconhecer a si próprio, percebendo semelhanças e diferenças;
  • Demonstrar interesse nas experiências;
  • Participar de atividades que envolvem o processo de confecção de objetos;
  • Identificar as partes do corpo humano e os cuidados exigidos;
  • Identificar e nomear os membros da família;
  • Executar hábitos de higiene: lavar as mãos, escovar os dentes, controle de esfíncteres;
  • Perceber as diferenças temporais;
  • Observar fenômenos da natureza;
  • Aceitar provar novos alimentos;
  • Investigar hábitos alimentares;
  • Reconhecer a importância de comer alimentos saudáveis;
  • Realizar misturas



Conteúdos Atitudianais



  • Participar da atividade envolvendo a pesquisa sobre gostos pessoais;
  • Compartilhar descobertas;
  • Respeitar, preservar e cuidar o meio ambiente;
  • Socialização e interesse nas experiências e culinárias.











Interação Social



Objetivos:



  • Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades, e agindo de acordo com elas;
  • Identificar e enfrentar situações de conflitos utilizando seus recursos pessoais respeitando as outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade;
  • Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências;
  • Brincar e participar em situações de brincadeiras nas quais as crianças escolham os brinquedos, parceiros, os objetos, os temas, o espaço e as personagens;
  • Adotar hábitos de auto cuidado, valorizando as atitudes relacionadas com a higiene, alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e cuidado com a aparência:
  • Identificar e compreender a sua pertinência aos diversos grupos dos quais participam, respeitando suas regras básicas sociais e diversidade que os compõe.

Conteúdos Conceituais



  • Elaboração oral e coletiva de regras de convivência;
  • Valorização positiva da própria identidade;
  • Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;
  • Identificar as pessoas suas funções no ambiente escolar;
  • Construir a própria imagem e identidade;
  • Histórias, músicas, brincadeiras, jogos;
  • Explorar suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.



Conteúdos Procedimentais



  • Reconhecer os espaços que são de seu uso;
  • Conhecer, respeitar as regras de convívio social;
  • Ter iniciativa para resolver problemas do cotidiano, pedindo ajuda se necessário;
  • Participar de brincadeiras onde escolhem os parceiros, os objetos, os temas, o espaço e as personagens;
  • Interagir com os meninos e meninas nas brincadeiras;
  • Realizar pequenas tarefas do cotidiano que envolvem ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros;
  • Reconhecer a ausência de um amigo;
  •  Reconhecer seu grupo e identificar outros grupos da escola;
  • Valorizar o diálogo com uma forma de lidar com os conflitos;
  • Respeitar as características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso, estatura, etc;
  • Cuidar dos materiais coletivos e individuais;
  • Colaborar com a limpeza do ambiente escolar;
  • Respeitar os amigos, professores e funcionários da escola;
  • Avaliar seu próprio trabalho e do amigo;
  • Compartilhar objetos do uso diário;
  • Expressar suas idéias e opiniões;
  • Compartilhar seu lanche e brinquedos com os amigos;



Conteúdos Atitudinais



  • Interessar e compartilhar descobertas;
  • Confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades;
  • Enfrentar e superar as dificuldades;
  • Pedir ajuda nas situações em que isso se fez necessário e para resolver pequenos problemas do cotidiano.









Avaliação



A avaliação possibilita definir critérios para planejar atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem, dentro do previsto nos projetos.

Portanto, se constitui como instrumento voltado para reorientar a prática educativa, devendo ser sistemática e contínua até o término do projeto. A avaliação permanente do professor que busca compreender as reações da criança diante das atividades e desafios que lhe são propostos ao longo do trimestre, possibilita a análise do que foi proposto e do que ainda se deve propor; identificar as necessidades do grupo para a intensificação de alguns conteúdos significativos.

No final de cada trimestre é realizado um informe e relatório escrito baseado nas observações das características próprias de cada criança em seus aspectos: cognitivos, psicomotor, afetivo e social e em sua participação nas diferentes áreas do conhecimento e diversas linguagens (oral, corporal, escrita, matemática, psicomotricidade, ciências naturais, interação social, plástica e musical). A avaliação também tem como objetivos informar os pais o desempenho escolar dos filhos, prevenir distúrbios da aprendizagem e arrolar dados informativos para especialista.

Os pais têm acesso aos informes, podendo fazer sua observações e assinados, que depois são devolvidos para professor, onde são anexados juntamente com a ficha de identificação dos alunos nos arquivos da escola.



















Referência Bibliográfica



BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular para a Educação Infantil – Volume 1,2 e 3. Brasília: MEC/SEF, 1998.