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Escola...
PLANO ANUAL
Jardim 1
2011
Professora:
Coordenadora:
|
PLANO ANUAL
JARDIM-1/2011
Referencial Teórico
A Educação Infantil trata essencialmente
do desenvolvimento do aluno como ser humano, considerando fatores intrínsecos
do mesmo bem como aqueles que o circulam. Nesse processo educacional, levam-se
em conta aspectos individuais como a capacidade cognitiva, afetiva, social e
motora, os interesses e as necessidades.
Embora esteja fundamentado nos aspectos
individuais, o contato com outros seres humanos viabiliza a compreensão de que
é necessário considerar o outro como um ser que também tem desejos e
características próprias. Isto implica tornar a criança um ser social, isto é,
um ser que, à medida que compreende a existência do outro, busca conciliar suas
necessidades com as do outro.
A interdisciplinaridade aplica no processo
educacional infantil tem por escopo criar vínculos entre as áreas de trabalho
específicas, isto é, todas as atividades envolvem mais de uma dessas áreas. As
diversas linguagens são utilizadas em uma única atividade. As linguagens a que
nos referimos são: oral, corporal, escrita, plástica e musical.
O processo de conhecimento
dá-se principalmente através do lúdico, que é utilizado como uma forma de
estimular, gerando o prazer, a curiosidade, o que remete a criança à
descoberta. Enfim, enquanto a criança brinca, ela está em permanente contato e
interação com fatores externos, com as outras crianças e, por conseqüência, com
as relações existentes entre os diversos objetos e ela.
O papel do educador neste processo pode ser
divido em três aspectos fundamentais: mediador, orientador e propor desafios.
Isto ocorre da seguinte maneira: são oferecidos à criança informações, dados e
conhecimentos que servem tanto de pressupostos para incitar a sua curiosidade
bem como a fazem inferir novos conhecimentos. Estas informações e desafios
instigam a criança, e desta forma ela começa a indagar, investigar, duvidar,
observar, criar. Sugerem-se quais informações serão propostas através de
questões de sala de aula, da família e do contexto no qual as crianças estão
inseridas. Há um planejamento básico que estabelece o conteúdo a ser oferecido;
entretanto, este se flexibiliza de acordo com o diagnóstico e as necessidades
da turma.
Na Educação Infantil o planejamento é
considerado como o primeiro passo do processo ensino-aprendizagem, pois é a
possibilidade do professor revelar sua intenção educativa, demonstrar seus
princípios, metas, objetivos e analisar quais as necessidades reais da vida dos
alunos, suas capacidades cognoscentes e o que realmente é significativo no
contexto social de seu grupo. O planejamento deve buscar o equilibro entre
tradição e inovação para cada área do conhecimento, possibilitando inaugurar o
que novo e prazeroso para os alunos.
O objetivo proposto no referencial de
nenhuma maneira é moldar a criança. É exatamente o contrário. A criança tem
espaço para criar, descobrir, brincar, sonhar, enfim, ser criança. O que se
busca é o respeito mútuo observando a cada um.
Justificativa
Nesta faixa etária dos 3(três) anos a
4(quatro) anos, a criança já apropriou-se da independência para andar e ainda
explora o espaço através da locomoção acompanhado dos movimentos de tocar,
mexer, pegar com as mãos. Ao mesmo tempo em que se locomove e explora as várias
possibilidades de sés gestos (simbólicos instrumentais de manipulação) já
consegue adequar seus gestos e movimentos as suas intenções e demandas da
realidade. Nesta fase a criança reconhece a imagem do seu corpo, suas
características físicas que integram sua pessoa o que é fundamental para a
construção de sua identidade. Neste nível além de atender as necessidades
pessoais de afeto, sono, alimentação, higiene e de estimulação nas diversas
linguagens (corporal, oral, escrita, plástica e musical), explora-se o trabalho
em três áreas com maior ênfase: o conhecimento de si (identidade e autonomia),
o conhecimento do meio (físico e social) e o conhecimento das relações com o
meio (comunicação e representação). O principal instrumento para a apropriação
deste conhecimento é o movimento.
Características da faixa etária:
-Deseja saber as razões de
tudo, inclusive das ordens que recebe dos adultos; Surgem os questionamentos
(porquês);
-Ciúme do relacionamento dos
pais, e procura chamar a atenção deles;
-Não gosta de emprestar o que é
seu e vigia propriedades quando as empresta aos outros;
-Ocorre a “destrutividade”(atirar,
intimidar, quebrar, ou pisar nos objetos ou plantas do seu meio) não como
expressão do ódio, mas resultado da necessidades de confirmar sua força, poder
e autoconfiança;
-Está descobrindo as diferenças
sexuais. É por isso que a menina, para reafirmar que é do sexo feminino, repete
o comportamento da mãe, enquanto o menino imita o pai;
-Oscilação constante entre uma
“total” independência e uma “total” dependência;
-Demonstra ciúme de irmãos
menores ou maiores;
-Começa a estabelecer uma identidade
por si própria na família. Já na é mais um bebê, é um individuo com direitos
adquiridos;
-pode haver regressões quanto
ao controle de fezes e urina, devido a sua concentração nas brincadeiras;
-Suas atividades aumentam,
parecem incansáveis, devido ao movimento motor que se desenvolve;
-Aprende a coordenar os
músculos maiores, por meio de atividades repetitivas;
- está aprendendo a conviver
com outras crianças, mas ainda manifesta sentimentos de rivalidade e egoísmo;
-Mostra uma infinita
curiosidade por tudo que a cerca;
-Sente prazer em correr, pular,
subir e descer;
-Não está preocupada com
desenhos figurativos. Está na fase da rabiscação celular. Gradativamente vão
aparecendo olho, nariz e boca (no círculo). Começa nomear o que faz.
-Faz tentativas de se vestir e
de se despir (roupa e calçados), necessitando da supervisão de um adulto;
-Troca os pés dos sapatos;
-Toda higiene é feita com
supervisão;
-Gosta de perguntar e repete
constantemente as mesmas perguntas, não só para confirmar as informações
recebidas, como pelo prazer do diálogo;
-Ouve e compreende o que lhe é
dito diretamente;
-gosta de inventar histórias
que conta como verdadeiras, sem intenção de mentir;
-Percebe detalhes em gravuras;
-Adquire noções de dentro e
fora, na frente e atrás, grande e pequeno, muito e pouco;
-Concentra-se para realizar
atividades de seu interesse;
-Aparecem sentimentos de medo
(barulho, gritos, dor, escuro, etc);
-Instabilidade emocional –
passa com rapidez e freqüência de uma emoção à outra;
-Sentindo-se frustrada ou
insatisfeita, chora ou zanga-se;
-Identifica-se com “eu”;
-Não tem noção do perigo, não
percebe o risco;
-Independência – acha-se capaz
de realizar atos sozinhos:
Objetivo Geral
Viabilizar o processo de desenvolvimento
integral e de aprendizagem das crianças considerando suas características
etárias, capacidades físicas, cognitivas, afetivas, sociais, interesses e
necessidades, através de vivências que favoreçam o conhecimento de si
(identidade e autonomia), o conhecimento do meio (físico e social) e o
conhecimento das relações com o meio (comunicação e representação) para
favorecer a formação pessoal e social e ampliar sua compreensão e visão de
mundo.
Objetivos Específicos
-Possibilitar o brincar, o jogo
simbólico, o desenho e a manifestação das diversas linguagens como uma forma de
estimular a curiosidade, a descobertas, a criatividade e a capacidade
expressiva.
-Propiciar a observação,
exploração e interação com objetos, pares e adultos para ampliar o conhecimento
do mundo que a cerca e perceber-se como um ser social, agente transformador de
suas relações e do meio ambiente.
-Oportunizar momentos para
expressão de sentimentos, emoções, necessidades, desejos, compreensão de si
mesma e dos outros para favorecer a construção da auto-estima e contribuir no
desenvolvimento afetivo-emocional.
-Incentivar e valorizar
atitudes favoráveis à convivência social para contribuir no desenvolvimento da
auto-estima, autonomia moral, da relação interpessoal e de inserção social.
-Promover jogos, vivências e atividades
lúdicas que estimulem o desenvolvimento motor para ampliar gradativamente o
controle sobre seu próprio corpo e movimentos, adquirir respeito pelas suas
potencialidades, limites e integridade física e para aperfeiçoar suas
habilidades manuais.
-Favorecer a participação das
crianças no planejamento das atividades, visando o desenvolvimento da autonomia
e independência em suas ações.
-Favorecer e consolidar a
autonomia das crianças no que se referem ao vestuário, hábitos de higiene e
alimentação, cuidados com seus pertences e os da escola.
Conteúdos pedagógicos
A Educação Infantil tem como proposta
estimular o desenvolvimento da criança em seus aspectos: Físico, afetivo,
psicológico, intelectual, social e cultural. Para viabilizar o processo ensino-aprendizagem
e o desenvolvimento integral da criança de uma maneira mais enriquecedora e
significativa utiliza-se como metodologia, o trabalho com projetos. Estes
projetos consistem em conjuntos de atividades elaborados pelo professor e
baseiam-se tanto no interesse dos alunos, como na sistemática escolar que
envolve a abrangência dos conteúdos básicos baseados nos eixos de trabalho do
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Estes eixos
baseiam-se nos seguintes âmbitos de experiências: Formação pessoal e social,
que favorece os processos de construção da identidade e autonomia das crianças;
Conhecimento de mundo que favorece a construção das diferentes linguagens pelas
crianças e para as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento
relacionados à Música, Movimento, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita,
Matemática, Natureza e sociedade.
Os projetos são trabalhos de forma
intencional e integram os conteúdos
conceituais, atitudinais e procedimentais de forma interdisciplinar,
possuem uma duração que pode variar conforme o objetivo, o desenrolar de várias
etapas, o desejo e o interesse das crianças por isto comportam uma grande dose
imprevisibilidade, podendo ser alterado quando necessário. Os conteúdos e
projetos são gerenciados pelo professor através do planejamento quinzenal para
o estabelecimento de objetivos co relação à aprendizagem, a definição de
estratégias e os resultados esperados.
A construção de um projeto acontece de
forma coletiva, o que possibilita tornar o aluno responsável e sujeito pela
própria aprendizagem. As condições para a busca do conhecimento e o
enriquecimento de vivências são organizadas de forma reflexiva pelo professor,
através do planejamento, da seleção dos conteúdos conceituais, procedimentais e
atitudinais, e da adaptação à realidade dos alunos. Todos os conteúdos
trabalhados de forma integrada, para que sejam significativos.
Os conteúdos
conceituais dizem respeito ao conhecimento de conceitos, fatos, símbolos,
idéias, imagens, representações, princípios e permite o aluno atribuir sentido
a realidade. Os conteúdos procedimentais se referem ás técnicas,
métodos, destrezas, habilidades; estão relacionados ao aprender a fazer e
possibilita o aluno apropriar-se de ferramentas da cultura humana, necessárias
parra viver. Os conteúdos atitudinais estão associados a valores,
atitudes e normas; Estes quando ensinados possibilitam às crianças a lidar com
os diversos desafios da vida e as completam como seres humanos.
Os projetos de
trabalhos proporcionam a ampliação gradativa das capacidades e habilidades,
pois possibilitam a criança aprender a aprender, a fazer, a ser e a conviver
consigo mesma e com os outros.
Nesta relação
ensino-aprendizagem privilegia-se o contexto lúdico e consideram-se as
brincadeiras espontâneas, o jogo, o movimento, a dança, a música a manipulação
de diversos materiais, as atividades livres e dirigidas como ferramentas para a
apropriação de conhecimento. A rotina diária e organizada abrangendo as aulas
complementares (Educação física, música, biblioteca) e as atividades livres e
dirigidas como;
-Entrada: momento em que a criança chega e faz opção entre
as diferentes atividades sugeridas (momento livre para “bate-papos”, jogos, novidades
e surpresas);
-Rodinha: momento de a proximidade física e afetiva entre
professor/aluno, aluno/aluno e serve para apresentação de forma concreta do
conteúdo. É o momento de estímulos, atenção, observação, investigação,
constatação, experimentação, comunicação oral, respeito, regras, questionamentos...
-História: momento de despertar o gosto pela leitura,
enriquecer o vocabulário, estimular a atenção, a imaginação, a observação,
memória e reflexão;
-Lanche: momento em experimentar diferentes sabores, ricos
em propriedades nutritivas e adquirir autonomia em servir-se;
-Parque: momento onde o professor observa o relacionamento
aluno/aluno, a fim de favorecer a independência e socialização. Cabe ao professor orientá-los.
Linguagem
Objetivos:
- Ampliar gradativamente suas
possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer
vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de
intercâmbios social nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de
outras pessoas, elaborar e responder perguntas;
- Familiarizar-se com a escrita
por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de textos e
da vivência de diversas situações nas quais se faça necessário;
- Escutar textos lidos,
apreciados a leitura feita pelo professor
- Interessar-se por escrever
palavras e textos ainda de forma convencional;
- Reconhecer seu nome escrito e
de seus colegas, sabendo identificá-lo nas diversas situações do
cotidiano;
- Escolher os livros para ler e
apreciar;
- Estimular a imaginação;
- Estimular a criatividade;
- Criar situações lúdicas de
aprendizagem significativas em relação aos brinquedos, brincadeiras e
músicas.
- Estimular a expressão corporal
e lateralidade.
- Estimular a concentração e
memorização.
Conteúdos Conceituais:
o Conversas
informais (combinados);
o Visualização
do nome próprio na chamada e de seus colegas;
o Visualização
da escrita no planejamento da rotina;
o Música;
o Cantigas
de roda;
o Conversas
informais (combinados);
o Brincadeiras
cantadas;
o Escrita
do nome próprio
o Histórias,
trava língua, parlendas, dramatizações;
o Construção
de livros individuais e coletivos;
o Discriminação
Auditiva e visual;
o Coordenação
motora ampla;
o Coordenação
motora fina.
Conteúdos Procedimentais:
- Fazer uso da linguagem oral
através de frases completas para expressa opiniões e sentimentos;
- Descrever objetos, personagens
e situações;
- Ouvir e compreender histórias
com atenção;
- Contar histórias através de
gravuras;
- Dramatizar histórias contadas;
- Identificar a sequência lógica
de uma história, apontando o começo, meio e fim;
- Explorar diferentes matérias
(rasgando, amassando, colando, pintando, etc.);
- Manusear materiais gráficos
como giz, tinta, cola, giz de cera, pincéis, etc., demonstrando firmeza em
seus movimentos;
- Demonstrar firmeza nos
movimentos finos (colar e pintar dentro dos limites, amassar bem pequeno,
rasgar com firmeza);
- Apresentar células e garatujas
em seus desenhos para representação da figura humana;
- Completar desenhos e figuras
tendo compreensão da parte que está faltando;
- Reconhecer seu desenho quando
solicitado;
- Ilustrar a partir de uma
história ou acontecimento vivido;
- Participar em situações
cotidianas nos quais se faz necessário o uso da leitura e escrita,
(Chamada, rotina, convites, livros, etc.);
- Apresentar vocabulário
adequado a sua idade;
- Organizar pensamento quando se
expressa;
- Participar do planejamento
diário;
- Expressar suas idéias nas
atividades plásticas ou em registros na rodinha;
- Relatar experiências vividas
em sequência temporal (hoje, amanhã, ontem);
- Receber e transmitir recados;
- Reconhecer a grafia de seu
nome e de seus amigos;
- Participar de histórias,
completando com seu pensamento;
- Confeccionar livros coletivos
e individuais para feira de literatura;
- Favorecer e aperfeiçoar jogos
simbólicos (mímicas, o que é o que é, etc.).
- Realizar seus contratos com
independência;
- Apresentar seus contratos a
professora.
Conteúdos Atitudinais:
- Conversar, brincar, comunicar
e expressar vontades e necessidades;
- Esperar a sua vez para falar;
- Atenção;
- Interação e cumplicidade com o
mundo da leitura e escrita, cooperação;
- O gosto e o prazer pela leitura
e escrita;
Matemática
Objetivos:
- Desenvolver o raciocínio
lógico, respeitando a etapa do desenvolvimento individual de cada criança;
- Reconhecer e valorizar os
números, as operações numéricas, as contagens orais e noções espaciais
como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
- Comunicar ideias matemáticas,
hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em
situações-problemas relativas a quantidades, espaço físico e medida,
utilizando a linguagem oral e matemática;
- Ter confiança em suas próprias
estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas
novas, utilizando seus conhecimentos prévios;
- Reconhecer e discriminar
estímulos visuais, interpretando-os e associando-os;
- Reproduzir sequências e
seriação;
- Reconhecer a importância da
diversidade de cores;
- Construir noção de:
pequeno/grande, alto/baixo, dentro/fora, maior/menor, cheio/vazio,
mais/menos, em cima/embaixo, perto/longe, em pé/deitado, aberto/fechado;
- Explorar semelhanças e
diferenças;
- Explorar formas.
Conteúdos Conceituais:
o
Formas geométricas;
o
Classificação, comparação e seriação;
o
Cores;
o
Espaço e forma;
o
Lateralidade;
o
Orientação temporal: antes/depois,
perto/longe, etc.;
o
Coordenação motora;
o
Discriminação audiovisual;
o
Sequência e seriação;
o
Numeração;
o
Estruturas lógicas: discriminação,
comparação, identificação, cor, forma, tamanho, conjunto, quantidade.
Conteúdos Procedimentais:
- Identificar semelhança e
diferenças entre objetos, comparando cores, tamanhos, texturas, pesos,
etc.;
- Comunicar a quantidade,
utilizando a linguagem oral;
- Classificar objetos por cor,
tamanho, forma ou outras características;
- Vivenciar, identificar e
representar em construções coletivas as noções topológicas (em cima,
embaixo, dentro, fora, perto, longe);
- Montar quebra cabeça,
percebendo as partes que forma o todo;
- Utilizar da contagem oral nas
brincadeiras e em situações nas quais reconheça sua necessidade;
- Possuir noção de grandeza de
antes/agora e depois;
- Reconhecer e identificar as
cores secundárias;
- Ordenar acontecimentos
vivenciados;
- Realizar sequência;
- Perceber posições de objetos e
características dos objetos;
- Reconhecer a formas
geométricas no cotidiano;
- Criar figuras utilizando as
formas geométricas, relatando o que fez;
- Identificar as noções
matemáticas (cheio, vazio, mais, menos, etc.);
- Encaixar e empilhar objetos;
- Utilização de materiais
pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras...;
Conteúdos Atitudinais:
- Interesse;
- Exploração;
- Vivência;
- Participação.
Devemos
desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente. Trabalhar problemas
relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
A matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica
que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é, pois,
desenvolver o “pensamento”.
À medida que
brinca com formas, quebra cabeças, com caixas dentro das outras, etc., as
crianças adquirem uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e
forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de
sequência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai
adquirindo a noção de quantidade.
“Esse trabalho
deve se muito concreto baseado no manuseio de materiais, isso permite que as
crianças se familiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos”.
Psicomotricidade
Objetivos:
- Ampliar as possibilidades
expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo
corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de
interação;
- Explorar diferentes qualidades
e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e
flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades
de seu corpo;
- Controlar gradualmente o
próprio corpo movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e
ajustando suas habilidades motoras para a utilização em jogos
brincadeiras, dança e demais situações;
- Utilizar os movimentos de
preensão, encaixe, lançamento etc., para ampliar suas possibilidades de
manuseio dos diferentes materiais e objetos;
- Apropriar-se progressivamente da imagem
global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos
e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o
próprio corpo;
- Estimular a inspiração e
expiração;
- Estimular o conhecimento de
vários sabores;
- Sentir cheiros das frutas;
- Desenvolver a visualização do
ambiente escolar;
- Incentivar o respeito de ouvir
os outros.
Conteúdos conceituais:
- Expressão corporal, agilidade,
percepções;
- Velocidade, direção,
equilíbrio, orientação espacial e temporal;
- Coordenação, atenção,
flexibilidade, regras, locomoção, lateralidade.
- Reconhecer e nomear as partes
do corpo;
- Estimular a coordenação de
calçar e descalçar;
Conteúdos Procedimentos:
- Explorar os movimentos do
corpo em suas brincadeiras;
- Explorar e organizar o espaço no
papel;
- Respeitar o limite do seu
desenho enquanto pinta;
- Envolver movimentos amplos
como: correr, subir, descer, pendurar, etc., para ampliar o conhecimento e
o controle sobre o corpo;
- Explorar, expressar e
reproduzir silêncio ou sons com a voz, corpo e diversos materiais;
- Localizar a direção do som;
- Explorar e manipular materiais
como lápis, pincéis, brochas, carvão, tintas, água, areia, argila, etc.,
em diferentes texturas e espessuras como: jornal, papel, papelão, parede,
chão, caixas, madeiras, etc.;
- Possuir controle e
independência dos dedos nas atividades de massinha, pintura a dedo e
argila;
- Cuidar dos materiais,
trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo;
- Utilizar recursos de
deslocamento das habilidades de força, velocidade, equilíbrio,
resistência, e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa;
- Manejar a tesoura nos
trabalhos com supervisão;
- Ampliar progressivamente com
destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de
arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr e saltar;
- Demonstrar equilíbrio estático
(dois pés, um pé, sobre objetos) e dinâmico (sem obstáculos, com
obstáculos);
- Brincar espontaneamente;
- Brincadeiras tradicionais
(estátua, corrida, arremesso, toca do coelho, imitar os bichos...);
- Brincadeiras de faz de conta
(jogo simbólico);
- Brincadeiras com diversos
materiais: bola, bambolê, corda, sucata, cone, etc.
Conteúdos Atitudinais:
- Saber lidar com os limites e
com as possibilidades do seu corpo;
- Respeitar as diferenças;
- Ter autonomia;
- Apreciar suas conquistas
corporais;
- Confiar em seus movimentos;
- Participação.
Ciências Naturais
Objetivos:
- Interessar-se e demonstrar
curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginado
soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os
acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias;
- Estabelecer algumas relações
entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros
grupos;
- Estabelecer algumas relações
entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem,
valorizando sua importância para a preservação das espécies e para
qualidade de vida humana;
- Reconhecer a importância da
higiene para a saúde;
- Apresentar e valorizar os
hábitos de higiene e saúde;
- Perceber a importância da
alimentação saudável, da mastigação e da higienização dos alimentos;
- Observar os fenômenos
climáticos: dia nublado, ensolarado, chuvoso;
- Perceber: calor, frio, sol e
chuva.
Conteúdos Conceituais
- Higiene;
- Natureza;
- Alimentação;
- Ciranda de frutas;
- Animais.
Conteúdos Procedimentais
- Reconhecer a si próprio,
percebendo semelhanças e diferenças;
- Demonstrar interesse nas
experiências;
- Participar de atividades que
envolvem o processo de confecção de objetos;
- Identificar as partes do corpo
humano e os cuidados exigidos;
- Identificar e nomear os
membros da família;
- Executar hábitos de higiene:
lavar as mãos, escovar os dentes, controle de esfíncteres;
- Perceber as diferenças
temporais;
- Observar fenômenos da
natureza;
- Aceitar provar novos
alimentos;
- Investigar hábitos
alimentares;
- Reconhecer a importância de
comer alimentos saudáveis;
- Realizar misturas
Conteúdos Atitudianais
- Participar da atividade
envolvendo a pesquisa sobre gostos pessoais;
- Compartilhar descobertas;
- Respeitar, preservar e cuidar
o meio ambiente;
- Socialização e interesse nas
experiências e culinárias.
Interação Social
Objetivos:
- Ter uma imagem positiva de si,
ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e
possibilidades, e agindo de acordo com elas;
- Identificar e enfrentar
situações de conflitos utilizando seus recursos pessoais respeitando as
outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade;
- Valorizar ações de cooperação
e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e
compartilhando suas vivências;
- Brincar e participar em
situações de brincadeiras nas quais as crianças escolham os brinquedos,
parceiros, os objetos, os temas, o espaço e as personagens;
- Adotar hábitos de auto
cuidado, valorizando as atitudes relacionadas com a higiene, alimentação,
conforto, segurança, proteção do corpo e cuidado com a aparência:
- Identificar e compreender a
sua pertinência aos diversos grupos dos quais participam, respeitando suas
regras básicas sociais e diversidade que os compõe.
Conteúdos Conceituais
- Elaboração oral e coletiva de
regras de convivência;
- Valorização positiva da
própria identidade;
- Conhecer o espaço físico e a
rotina da escola;
- Identificar as pessoas suas
funções no ambiente escolar;
- Construir a própria imagem e
identidade;
- Histórias, músicas,
brincadeiras, jogos;
- Explorar suas habilidades
físicas, motoras e perceptivas.
Conteúdos Procedimentais
- Reconhecer os espaços que são
de seu uso;
- Conhecer, respeitar as regras
de convívio social;
- Ter iniciativa para resolver
problemas do cotidiano, pedindo ajuda se necessário;
- Participar de brincadeiras
onde escolhem os parceiros, os objetos, os temas, o espaço e as
personagens;
- Interagir com os meninos e
meninas nas brincadeiras;
- Realizar pequenas tarefas do
cotidiano que envolvem ações de cooperação, solidariedade e ajuda na
relação com os outros;
- Reconhecer a ausência de um
amigo;
- Reconhecer seu grupo e identificar outros
grupos da escola;
- Valorizar o diálogo com uma
forma de lidar com os conflitos;
- Respeitar as características
pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso, estatura, etc;
- Cuidar dos materiais coletivos
e individuais;
- Colaborar com a limpeza do
ambiente escolar;
- Respeitar os amigos,
professores e funcionários da escola;
- Avaliar seu próprio trabalho e
do amigo;
- Compartilhar objetos do uso
diário;
- Expressar suas idéias e
opiniões;
- Compartilhar seu lanche e
brinquedos com os amigos;
Conteúdos Atitudinais
- Interessar e compartilhar
descobertas;
- Confiança e segurança
progressiva nas suas próprias possibilidades;
- Enfrentar e superar as dificuldades;
- Pedir ajuda nas situações em
que isso se fez necessário e para resolver pequenos problemas do
cotidiano.
Avaliação
A avaliação possibilita definir critérios para planejar
atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem, dentro do
previsto nos projetos.
Portanto, se constitui como instrumento voltado para
reorientar a prática educativa, devendo ser sistemática e contínua até o
término do projeto. A avaliação permanente do professor que busca compreender
as reações da criança diante das atividades e desafios que lhe são propostos ao
longo do trimestre, possibilita a análise do que foi proposto e do que ainda se
deve propor; identificar as necessidades do grupo para a intensificação de
alguns conteúdos significativos.
No final de cada trimestre é realizado um informe e relatório
escrito baseado nas observações das características próprias de cada criança em
seus aspectos: cognitivos, psicomotor, afetivo e social e em sua participação
nas diferentes áreas do conhecimento e diversas linguagens (oral, corporal,
escrita, matemática, psicomotricidade, ciências naturais, interação social,
plástica e musical). A avaliação também tem como objetivos informar os pais o
desempenho escolar dos filhos, prevenir distúrbios da aprendizagem e arrolar
dados informativos para especialista.
Os pais têm acesso aos informes, podendo fazer sua
observações e assinados, que depois são devolvidos para professor, onde são
anexados juntamente com a ficha de identificação dos alunos nos arquivos da
escola.
Referência Bibliográfica
BRASIL, Ministério da Educação e do
Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular para a
Educação Infantil – Volume 1,2 e 3. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Gostei muito de seu blog. E principalmente porque o planejamento para essa faixa etária não é tem como primordial o letramento.
ResponderExcluirSucesso!
ameii estou usando como base para fazer o meu!!!
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